Lixo Seco e Molhado

 Cuide do seu Lixo

O Lixo é hoje um dos maiores problemas da humanidade. O que fazer com uma imensa quantidade de detritos que produzimos todos os dias? Onde depositar tamanha sujeira? Em média, cada brasileiro produz 1 kg de lixo por dia, enquanto americanos e europeus chegam a produzir 3 ou 4 vezes mais. Somando tudo isso, a quantidade de lixo é gigante, e a terra não tem condições de suportar tamanha agressão. 

Nas grandes cidades já é possível contar com a coleta seletiva do lixo, que encaminha cada tipo de resíduo para sua destinação mais apropriada. Mas cada cidadão deve ser consciente de que tem responsabilidade pelo lixo que produz. Se cada um de nós passar a prestar atenção no que produzimos de lixo e tomarmos algumas atitudes simples em relação a isso, poderemos contribuir para a redução na quantidade de lixo gerado e consequentemente iremos diminuir nosso impacto no meio ambiente.

ATITUDE 1 - CONSUMO RESPONSÁVEL

A maioria das coisas que compramos hoje vem embalada em plástico, vidro, metal, papel.... No final, essas embalagens acabam indo para o lixo, pois na verdade o que nos interessa é o produto em si que compramos. Ao comprar qualquer produto, passe a prestar atenção na quantidade de lixo na qual aquele produto vai se transformar. Procure então comprar produtos que gerem menos lixo, que não tenham tantas embalagens. Você estará ajudando o meio ambiente ao gerar menos lixo, e também o seu bolso, pois o custo de toda aquela embalagem que vai para o lixo está embutido no preço do produto.

ATITUDE 2 - LUGAR DE LIXO É NO LIXO

Nunca jogue lixo nas ruas, praças, praias, trilhas, cachoeiras... ou onde quer que seja. Todo lixo produzido deve ser jogado em tambores de lixo próprios, de preferência nos de coleta seletiva. Se você não tiver um tambor de lixo por perto, guarde seu lixo com você até encontrar um. Jogar lixo no chão é um ato de desrespeito com a natureza e sinal de grande falta de educação.

ATITUDE 3 - SEPARE SEU LIXO

Se na sua localidade, ou perto dela, existe a coleta seletiva de lixo, separe o lixo que você produz da seguinte forma.

LIXO MOLHADO: É constituído por materiais orgânicos (restos de alimentos) e papéis sanitários e de cozinha, que devido às suas características são enviados para o aterro sanitário. No caso dos orgânicos, eles podem ser aproveitados na produção de adubo usando-se da compostagem.

LIXO SECO: É constituído por embalagens plásticas, papéis, vidros e metais que são recicláveis, ou seja, irão passar por um processo de transformação para serem reaproveitados, economizando energia e matéria prima e ainda impedindo que esse material seja descartado no meio ambiente.

 

quarta 31 outubro 2007 08:50



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para lixonolixoetemam

Precisa estar conectado para adicionar lixonolixoetemam para os seus amigos

 
Criar um blog